Características das Fanerógamas

INTRODUÇÃO

Fanerógama ou Fanerogâmica foi o nome dado ao filo do Reino Plantae (plantas) de seres vivos que apresentam estruturas denominadas de flores, órgãos reprodutores facilmente observáveis.

São divididas em dois grupos as Gimnospermas e Angiospermas.

Gimnospermas : são a vegetais que não produzem frutos, embora possuem sementes.

Angiospermas: as sementes destas plantas   ficam alocadas dentro de frutos. Estes frutos são originários do desenvolvimento do ovário das flores.

CARACTERÍSTICAS

 1 Transpiração e transporte de seiva bruta.



Você sabia que a água e sais minerais entram na planta pela região pilífera da raiz?



É isso mesmo, e essa região tem a função de absorção. Essa mistura de água e sais minerais é conduzida até as folhas, passando pelo caule.

Capilaridade - com a subida da seiva bruta, pelos vasos lenhosos, sendo estes bens finos, quanto mais fino é o tubo, maior é a quantidade de água que sobe por ele. Porém,  há outros fatores que contribuem, pois apenas por capilaridade não seria possível que a água subisse até os ramos mais distantes.

Transpiração - este é outros processo importante, pois a folha libera através deste, água em forma de vapor. A transpiração que ocorre através dos estomatos chama-se estomática. Temos também a transpiração cuticular que é a perda de vapor de água através da cutícula.

O estomato por duas células estomáticas - únicas que possuem cloroplasto. As células estomáticas realizam fotossíntese, assim, acumula açúcares no seu citoplasma.


2- fotossíntese e transporte de seiva elaborada
 A água absorvida pelas raízes e o gás carbônico que entra na planta através dos estômatos chegam ao parênquima assimilador das folhas, onde ocorre a fotossíntese.
A matéria orgânica produzida por fotossíntese nas folhas é transportada para todas as partes da planta pelos vasos do floema, por um processo que ficou conhecido como translocação.

3. Fotossíntese e respiração.

  As plantas realizam respiração aeróbica, um conjunto de reações que ocorre dentro das células vivas, através do qual a materia orgânica reage com o gás oxigênio, liberando energia além de água e gás carbônico.
  Assim, as plantas produzem por fotossíntese a matéria orgânica que será consumida pela respiração de todas as células vivas, dia e noite.
  Se a fotossíntese e a respiração ocorressem sempre na mesma intensidade, toda a matéria orgânica produzida seria consumida pela respiração, não havendo excedentes.
   A taxa de respiração de uma planta não sofre influência da luz, sendo praticamente constante durante o dia e a noite. A taxa de fotossíntese no entanto, varia de acordo com a intensidade luminosa do ambiente. Chamamos ponto de compensação fótica o valor de intensidade da luz no qual o açúcar e o oxigênio resultantes da fotossíntese são consumidos, na mesma proporção, pela respiração da planta e que os produtos da respiração -gás carbônico - água são utilizados na fotossíntese.
  O valor do ponto de compensação fótica varia de espécie para espécie. Plantas que crescem em ambientes sombreados, tem ponto de compensação fótica baixo, enquanto as de sol tem ponto de compensação fótica elevado.

MOVIMENTOS

Tropismos:
Embora as plantas nao se locomovam, realizam varios tipos de movimentos, que normalmente sao realizados como respostas a estimulos provenientes do ambiente.
O tropismo trata-se de um movimento causado e orientado por um estimulo externo. Recebem nomes de acordo com o estimulo que causa o movimento.
Um deles é o fototropismo, onde o movimento da planta vai sempre em direÇao a um estimulo externo a luz(tropas =direÇao)a luz (foto = luz), Quando movimenta dizemos que o fototropismo foi positivo, é assim que ocorre com as partes aéreas da planta (caules e folhas). As raizes, ao contrario costumam ter fototropismo negativo. As raizes tem, no entanto, geotropismo positivo, isto é, dirigem-se ao solo, estimuladas pela gravidade(geo =terra). Além do geotropismo positivo, as raizes apresentam também hidrotropismo positivo, movimentam-se em direÇao a agua (hidro = agua).

 O fototropismo e o geotropismo sao processos regulados por auxinas.
 Os movimentos da planta em estimulo a luz ou a gravidade sao resultado da aÇao de hormonios vegetais chamados auxinas.
 As auxinas sao produzidas pelas células da gema apical do caule e por folhas "jovens". Sao transportadas, portanto, no sentido apice, da base (raiz) até a ultima folha da planta.
 A diferenÇa de concentraÇao da auxina pode ser causada pelo efeito da luz ou da gravidade da Terra, é a auxina e sua distribuiÇao pelos orgaos da planta que explicam esses fenomenos do reino das plantas.
Outro caso de tropismo é o tigmotropismo, que representa modificaÇoes de caule ou de folhas, que faz as plantas enrolarem-se em razao de um estimulo causado pelo contato com o suporte, esse estimulo mecanico é também responsavel pelas plantas trepadeiras enrolarem nas hospedeiras.



 Nastimos:

Nesses casos, o estimulo é a luz, o movimento é sempre o mesmo: abrir e fechar as pétalas.




Outros hormônios vegetais

Além das auxinas, existem outros grupos de *hormônios vegetais.* Hormônios são substâncias encontradas sempre em baixas concentrações; são produzidos em determinado local do organismo e atuam em outro, desencadeando um efeito.
O termo "grupo" foi usado porque há vários compostos químicos que realizam a mesma função na planta. As auxinas, por exemplo, formam um grupo com dezenas de fórmulas químicas diferentes já indentificadas em plantas, além daquelas sintetizadas em laboratório.

Comentários

  1. Gostei muito
    Ta bem explicado parabéns

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Exemplos e imagens

Questionário