Questionário

1- A fotossíntese e a respiração são processos fundamentais para a manutenção da biodiversidade. Se a fotossíntese e a respiração ocorressem sempre na mesma intensidade o que ocorreria com a planta?

A-  A respiração produziria matéria orgânica suficiente ao ponto de manter a planta saudável, sem depender da fotossíntese.

B -  Toda matéria orgânica produzida pela plana seria consumida pela respiração não havendo excedentes, como resultado, a planta não cresceria e não formaria órgãos de reserva.

C -  Os dois processos: fotossíntese e respiração não dependem um do outro, com isso a planta cresceria normalmente.

D - A planta não cresceria rapidamente, seu processo de crescimento seria afetado.



2-Sobre o nastismo é correto afirmar que:

A- Independente da posição em que as sementes foram colocadas, as raízes crescem para baixo por ação do nastismo da raiz.

B- Os movimentos da planta em resposta a estímulos de luz ou à gravidade são resultados  da ação de hormônios vegetais chamados nastismos.

C- A planta Mimosa pudica,  conhecida como sensitiva ou dormideira, apresenta um curioso caso de nastismo. A folha composta por diversos folíolos, se fecha rapidamente quando é tocada.

D- Células do caule têm o seu alongamento promovido por altas concentrações de nastismo.


3- As gavinhas são filamentos enrolados que representam modificações de caule ou de folhas.  Elas enrolam - se em razão de um estímulo causado pelo contato com o suporte. Como é chamado esse tipo de tropismo?

A- Geotropismo
B- Fototropismo
C- Geotropismo negativo
D- Tigmotropismo

4- Denomina-se de seiva bruta a solução formada por água e sais minerais que é absorvida pelas raízes da planta. Essa seiva é transportada pelo corpo do vegetal por meio de um tecido chamado de:

A- floema
B- colênquima.
C- xilema.
D- parênquima.
E- epiderme


5- Por meio do corpo da planta são transportadas substâncias necessárias para o seu desenvolvimento, tais como água, sais minerais, aminoácidos e açúcares. Esse transporte é conseguido graças aos tecidos de condução chamados de:

A- colênquima e parênquima.
B- epiderme e xilema.
C- colênquima e floema.
D- parênquima e xilema.
E- xilema e floema.


6- A explicação mais aceita para a movimentação da seiva bruta até as folhas é que as moléculas de água formam colunas contínuas, que são puxadas em razão da evaporação nas porções mais altas do vegetal. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica o nome correto dessa teoria.

A- Teoria da pressão negativa da raiz.
B- Teoria de Munch.
C- Teoria da coesão e tensão.
D- Teoria do fluxo de massa.

7- O floema é um tecido complexo que apresenta células com protoplasto vivo na maturidade. Nesse tecido são encontrados dois tipos de células condutoras:

A- células crivadas e elementos de vaso.

B- elementos de vaso e elementos do tubo crivado.

C- traqueides e elementos de vaso.

D- células crivadas e elementos do tubo crivados.

8-A capilaridade e a transpiração, segundo a teoria da coesão-tensão, são dois fenômenos responsáveis pelo (a):

A- transporte de seiva elaborada apenas.
B- entrada de água nas raízes.
C- transporte de seiva bruta apenas.
D- processo de gutação.
E- transporte de seiva bruta e elaborada

9-23) (Vunesp-1999) Abaixo a estrutura e função de planta pertencente ao grupo das fanerógamas.
Correlacione a estrutura com sua função correspondente e assinale a alternativa correta:
Estrutura
I. Parênquima paliçádico
II. Floema
III. Pêlos radiculares
IV. Xilema


Função
1. Transporte de Seiva inorgânica
2. Absorção de água
3. Fotossíntese
4. Transporte de seiva orgânica

A- I-3, II-1, III-2, IV-4.
B- I-3, II-4, III-2, IV-1.
C- I-2, II-4, III-3, IV-1.
D- I-2, II-3, III-4, IV-1.
E- I-1, II-3, III-4, IV-2.


10- (UDESC) As angiospermas constituem um grande grupo de plantas, cujas características são:

A- Presença de flores que podem ser hermafroditas, ou masculinas, ou femininas.

B- Presença de estróbilos femininos e estróbilos masculinos, sem formação de flores.

C- Produção de sementes sem proteção de um fruto.

D- Reprodução dependente da água para a fertilização e flores exclusivamente monoicas.

E- Alternância de gerações e fase esporofítica haploide.





GABARITO:
1-b
2-c
3-d
4-c
5-e
6-c
7-d
8-c
9-b
10-a

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